Vinculando objetos a Serviços Web SOAP

Você pode usar funções de serviços web externos no seu sistema adicionando o comportamento Serviço Web SOAP a um objeto com o Designer de Objeto. Em seguida, será possível mapear os parâmetros de entrada e saída usados por um método de serviço web para os atributos apropriados.

Para adicionar o comportamento Serviço Web SOAP a um objeto:
  1. Abra o objeto com o qual deseja usar o serviço web SOAP no Designer de Objeto.
  2. Crie os atributos de string que você precisa para mapear os parâmetros no serviço web.
  3. Selecione o objeto no topo da árvore Atributos e, em seguida, na grade Propriedades, clique em junto a Comportamentos.
    A caixa de diálogo Seleção de Comportamentos é exibida.
  4. Selecione Serviço Web SOAP na lista Itens disponíveis e clique em .
    O Serviço Web SOAP é movido para a lista Itens Selecionados.
  5. Clique em OK.
    O diálogo Seleção de Comportamento se fecha, e um novo item, Serviços Web SOAP, aparece na grade de propriedades.
  6. Na grade Propriedades, clique em ao lado de Serviços Web SOAP.
    O diálogo Serviços Web SOAP é exibido.
    Caixa de diálogo Serviços Web
  7. Selecione a guia de Criação, Atualização ou Exclusão dependendo se você deseja chamar o serviço web quando você cria, atualiza ou exclui uma instância do objeto de negócio.
  8. Na lista Tipo de Autenticação, selecione o tipo de autenticação exigido pelo Site que hospeda o serviço web: Nenhum, Windows ou Básico.
  9. Digite a URL do serviço web que deseja usar na caixa Endereço de Descrição do Serviço Web SOAP e clique em Ir.
    Os Métodos listam atualizações para mostrar os métodos contidos no serviço web selecionado.

Você deve selecionar o Tipo de Autenticação correto antes de clicar em Ir. Se a URL do serviço da web a ser usado incluir uma string de consulta como ?wsdl, você deverá incluí-la em Endereço de Descrição do Serviço Web SOAP.

  1. Na lista Métodos, selecione o método que você deseja usar.
    Os Parâmetros listam atualizações para mostrar os parâmetros que o método usa. Agora você precisa mapear estes parâmetros para os atributos apropriados.
  2. Arraste para os Atributos de Negócio apropriados do Service Desk ou do Asset Manager cada um dos Parâmetros que você deseja usar e, em seguida, clique em OK.
  3. Salve as alterações no objeto de negócio.
    Três novos atributos são adicionados automaticamente ao objeto para armazenar o status de criação, atualização e exclusão de serviço web. Estes atributos gravam os valores retornados do serviço web e são úteis para capturar as mensagens de erro que são retornados.

Vinculando a Ivanti Process Manager usando um serviço web

Você pode usar o comportamento Serviço Web SOAP descrito acima para chamar um ouvinte do serviço web Ivanti Process Manager (LPM). Isso fornece uma maneira mais eficiente de o Service Desk ou o Asset Manager se comunicar com o LPM.

Um exemplo de arquivo XML de serviço web do LPM (LPMWSSample.xml) é instalado na pasta Console de sua instalação do Service Desk ou do Asset Manager. Você pode usar esse arquivo XML para mapear atributos do Service Desk ou do Asset Manager em relação a parâmetros de carga de LPM, que são em seguida usados para controlar o processo do LPM.

Antes de começar, você precisa criar um ouvinte de serviço web de LPM usando LPMWSSample.xml. Consulte a documentação do LPM para obter informações sobre como fazer isso.

Para mapear atributos em relação a parâmetros de carga de LPM:
  1. Adicione o comportamento Serviço Web SOAP ao objeto desejado e, em seguida, defina o Endereço de Descrição do Serviço Web SOAP para o serviço web LPM no seu sistema, usando Tipo de Autenticação apropriado.

O Endereço de Descrição do Serviço Web SOAP para o serviço web LPM normalmente termina com webservicelistener.asmx?wsdl.

  1. Clique em Ir.
    Os Métodos listam atualizações para mostrar os métodos contidos no WebServiceListener.
  2. Na lista Métodos clique em ProcessExternalMessage sobre WebServiceListener.
    Os Parâmetros listam atualizações para mostrar os parâmetros ProcessExternalMessage.
  3. Mapeie o parâmetro connectorName em busca do atributo que contém o nome do ouvinte de serviço web que você deseja usar no LPM.
    Você também pode preencher esse atributo automaticamente usando um valor-padrão, cálculo ou um valor de dados de instância de ação automática, ou os seus usuários precisarão digitar este valor na janela correspondente do Service Desk ou do Asset Manager.
  4. Clique com o botão direito do mouse no parâmetro fieldContext e, em seguida, clique no menu de atalho Carregar Modelo de LPM.
    A janela Abrir é exibida.
  5. Navegar para, em seguida, abrir LPMWSSample.xml da pasta Console.
    Os contextos do campo para os parâmetros LPM são carregados.
  6. Mapeie quantos itens precisar no fieldContext, que são chamados parameter## para atributos do Service Desk ou do Asset Manager, clique em OK e salve as alterações no objeto.
    Os valores de parâmetro que você mapeia são aqueles que são enviados ao LPM e que são usados no LPM como parte do seu processo LPM. Para obter mais informações sobre desenvolvimento de processos em LPM, consulte a documentação fornecida com o LPM.

Você não pode mapear ModuleName, ModuleGuid, ClassName, ClassGuid, ObjectGuid ou ProcessGuid a partir da lista Parâmetros, pois eles são usados internamente.

Você pode mapear o parâmetro de nível superior fieldContext como um atributo do Service Desk ou do Asset Manager. Este parâmetro contém a carga de xml que é gerada a partir de todos os contextos de campo que você mapear e que é enviado ao LPM. Você pode achar isso útil para depuração.

O ReturnParameter retorna True ou False, dependendo de haver êxito ou não na comunicação com o LPM.

Você pode usar a categoria de log de diagnóstico Serviço Web SOAP nos aplicativos Framework e Web Access no Configuration Center para registrar informações sobre quando o comportamento do serviço web é usado. Esta categoria registra URL do serviço web chamado, os parâmetros passados para o serviço web, os valores de retorno e o status de retorno do serviço web, o tempo para executar o serviço web e os parâmetros de autenticação passou para o serviço web. Para mais informações sobre como configurar o log de diagnóstico, consulte Log de diagnósticos.